Com a entrada da portabilidade o usuário passa a
ser dono de seu próprio número
Até então, ao comprar um celular, por
exemplo, o cliente criava uma espécie de vínculo quase “matrimonial” com a
operadora, já que na grande maioria das vezes não era nada fácil desvincular-se
dela caso não estivesse mais satisfeito. Se o cliente não estivesse gostando
dos serviços oferecidos e quisesse trocar de operadora, por exemplo,
simplesmente perdia o número e tinha que avisar a todos os seus conhecidos que
o seu número mudou. E há casos piores, como aquelas pessoas que dependem e divulgam
o seu número de telefone (seja ele fixo ou móvel) para trabalhar – neste caso,
além de um enorme desgaste havia ainda o prejuízo econômico. Sem falar nos
casos em que ainda era necessário trocar de aparelho...
A portabilidade
Foram 97,6 mil os usuários que solicitaram a troca de
operadora e manutenção do número de telefone entre os dias 1º de setembro e 1º
de dezembro de 2008. (fonte – Base
de Dados de Referência da ABR Telecom). Desses, 59.240 (61%)
foram pedidos de usuários de telefonia móvel enquanto que 38.401 (39%) foram
usuários de telefonia fixa.
A portabilidade trouxe ao cliente um grande
direito – o direito de escolha. A pessoa pode optar ou não por ser dono do
próprio número, e isso vale para celular pré-pago, pós-pago e para a telefonia fixa. Existem é claro, algumas restrições, como por exemplo o fato de
só ser possível manter o número dentro do mesmo DDD.
Além do mais, de acordo com as regras estabelecidas pelaAnatel – Agência Nacional
de Telecomunicações – as operadoras podem cobrar uma taxa pelo serviço. Porém,
o que tem sido observado é que essa taxa é simbólica ou até mesmo inexistente.
A Anatel escolheu a ABR Telecompara desempenhar o papel de entidade administradora exclusiva da portabilidade numérica no Brasil. Isto quer dizer que a ABR é a responsável por conduzir todo o processo de implantação, que teve início no dia 1º de setembro de 2008 e terminou em 2 de março de 2009. A entidade gerencia todo o processo de implantação e, por meio de uma Base de Dados Nacional de Referência (BDR), atualiza a Base de Dados Operacional (BDO) das operadoras. A BDO, por sua vez, permite o correto encaminhamento das chamadas, independente de qual prestadora de telefonia seja o número de origem ou de destino.
A Anatel escolheu a ABR Telecompara desempenhar o papel de entidade administradora exclusiva da portabilidade numérica no Brasil. Isto quer dizer que a ABR é a responsável por conduzir todo o processo de implantação, que teve início no dia 1º de setembro de 2008 e terminou em 2 de março de 2009. A entidade gerencia todo o processo de implantação e, por meio de uma Base de Dados Nacional de Referência (BDR), atualiza a Base de Dados Operacional (BDO) das operadoras. A BDO, por sua vez, permite o correto encaminhamento das chamadas, independente de qual prestadora de telefonia seja o número de origem ou de destino.
By: Natasha Cristina Pereira
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