terça-feira, 30 de outubro de 2012

O que é medicina nuclear?






















É um dos métodos de diagnóstico por imagem, assim como a radiologia, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a ultrassonografia. Seu funcionamento é simples e baseia-se em reações químicas do metabolismo humano. Os nossos ossos, por exemplo, são compostos de cálcio, fósforo e outros minerais. Quando essas substâncias aparecem no organismo, os ossos imediatamente as atraem para si. O que a medicina nuclear faz é tirar proveito desse fenômeno bioquímico. Primeiro, os médicos misturam o fosfato - substância que contém fósforo - com outra substância de baixa radioatividade. Essa mistura, chamada de radiofármaco ou contraste radioativo, é injetada na veia do paciente e logo os ossos começam a extrair o fosfato da corrente sangüínea. A pessoa é deitada, então, em uma mesa especial que possui um cristal acima e outro abaixo.
"A radioatividade emitida pelo fosfato e, conseqüentemente, pelos ossos, propaga ondas eletromagnéticas que sensibilizam os cristais, fazendo-os cintilar e mandando essas informações para o computador. O resultado é um desenho quase perfeito dos contornos de cada osso da pessoa. Por isso, o nome do exame é cintilografia. No caso de qualquer alteração - um câncer, por exemplo -, a tendência é de que, na região afetada, o osso atraia muito mais fosfato que um osso saudável. "Assim, na imagem produzida pelo computador, as regiões afetadas brilham mais intensamente", diz o cirurgião Jairo Wagner, da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear e também responsável por esse setor no Hospital Albert Einstein. O exame pode ser feito em qualquer parte do corpo, com radiofármacos específicos para cada uma delas.
Já o nome "medicina nuclear" vem do fato de a radioatividade ser um fenômeno que ocorre no núcleo dos átomos. Além de diagnósticos, a técnica também pode ser utilizada para o tratamento de doenças como as disfunções da tireóide.

by: Victória Bertozi dos Santos

Insanidade de comprar e comprar.




Insanidade de comprar e comprar.



            Comprar coisas pode ser bastante decepcionante. Depois de conferirmos todas as promoções, analisar as opções e usarmos nossas forças de negociação, finalmente comprou o que queremos!
Depois de algum tempo, quando a excitação diminui. O seu grande novo qualquer coisa não é tão grande, novo e excitante assim. A empresa acabou de lançar um modelo novo com mais funcionalidades e ainda mais barato do que era antes. Isso já aconteceu com todos nós pelo menos uma vez na vida.
Na maioria das vezes compra-se por prazer e não por necessidade.
Devemos refletir para ver se realmente vale a pena sermos uma sociedade consumista, pois sendo consumista estamos prejudicando diversos fatores.


Kethellin Moraes

Estresse altera o cérebro de crianças.


Estresse altera o cérebro de crianças.



Um estresse intenso e duradouro pode desferir um golpe terrível em crianças, dizem os pesquisadores que descobriram que uma área do cérebro ligada à memória é reduzida nas crianças que sofrem estresse crônico em comparação com crianças mais tranquilas.

As diferenças no cérebro também deram luz a capacidade cognitiva, e mostraram como essas crianças com vida altamente estressantes têm desempenho pior do que outras crianças em testes de memória. As crianças altamente estressadas ? Reflita.























Kethellin Freitas Moraes.

O amor.

O amor.


Se você já se apaixonou alguma vez, provavelmente chegou a pensar em classificar esse sentimento como um vício. E adivinhe só: você estava certo. Os cientistas estão descobrindo que o mesmo processo químico que ocorre nos viciados, ocorre quando nos apaixonamos por alguém.
O amor é um estado mental químico que faz parte de nossos genes e é influenciado pela nossa criação. Somos loucos por romance, em parte porque temos que ser pais amorosos que cuidam com muito carinho de nossos bebês desprotegidos.
Neste artigo, descobriremos o que é realmente o amor e o que acontece em nossos corpos que faz com que nos apaixonemos - e mantém-nos apaixonados. Também descobriremos o que nos faz sentir atração por alguém. 

Porque sentimos vergonha alheia?


Porque sentimos vergonha alheia?

Sentir vergonha alheia é uma coisa comum em nosso cotidiano. Ver alguma pessoa em uma situação de constrangimento ou vergonhosa e sentir vergonha como se você estivesse no lugar daquela pessoa é um sentimento comum a todos os seres humanos. 

Basicamente, sentimos
vergonha alheia por que nos colocamos psicologicamente no lugar da pessoa que está passando por tal constrangimento ou agindo de maneira ridícula.  Conscientemente, você se sente envergonhado por que você não passaria por determinada situação. Isso gera o sentimento de vergonha alheia.

Kethellin Freitas Moraes.

Estudo afirma que a personalidade de homens e mulheres é quase igual.



Estudo afirma que a personalidade de homens e mulheres é quase igual.



Se homens e mulheres às vezes parecem ser de planetas diferentes, pode ser porque há grandes diferenças em suas personalidades, sugere um novo estudo.Os homens tendem a ser mais dominante (fortes e agressivos) e emocionalmente estáveis, enquanto as mulheres tendem a ser mais sensíveis,sentimentais.

Muitas pesquisas afirmam que o homem age mais pela razão e a mulher pela emoção. 

A formação da personalidade de um indivíduo.


A Formação da Personalidade de um Indivíduo.


 O conjunto de características psicológicas que afetam a maneira com que o indivíduo interage com o ambiente chama-se personalidade, moldada desde a concepção e sendo construída pelas situações que o indivíduo enfrenta. Tudo que ocorre na vida de uma pessoa influencia as características de sua personalidade.
Os primeiros anos de vida são fundamentais para o formação da personalidade do indivíduo, pois nessa fase ocorre em grande intensidade a relação com os pais e com o meio. Cabe destacar a importância da mãe, pois o relacionamento entre mãe e filho será fundamental para a formação da mentalidade do futuro adulto.. Dessa maneira, qualquer falha na relação entre mãe e filho poderá causar graves conseqüências na formação da personalidade. Devemos compreender que os mecanismos de relação entre as pessoas não são perfeitos, portanto uma relação equilibrada é a ideal.



Kethellin Freitas Moraes.
 

Quais eram os métodos adotados antigamente na medicina?

 
Fórceps, utilizado no parto forçado
 
 
 
Trepanação:
Adotada no Egito (3000 a.C.), essa cirurgia servia para diminuir a pressão intracraniana, retirar coágulos... Furava-se o crânio até a altura da membrana que recobre o cérebro, os egípcios faziam três furos com cerca de 2 cm de diâmetro e sem anestesia. Depois de tal cirurgia, os furos nunca mais se reconstituiriam, sendo apenas escondido pelo cabelo e couro cabeludo.
 
Operação oftalmológica:
Adotada pelos países árabes (séc. 12), só era realizada em casos extremos, o paciente sentava na altura do médico, era segurado por três enfermeiros, e suas pálpebras eram presas com ganchos, evitando que pisque, então o médico usada uma agulha sem ponta para penetrar o globo ocular e raspar o cristalino, depois era lavado com água salgada e o operado descansava por até uma semana.
 
Parto através do fórceps:
Adotado na Inglaterra ( séc. 17) . Era uma tesoura enorme, adaptada para puxar a criança pela cabeça, esse método foi criado para facilitar no parto, porém era muito perigoso, só usado caso algo impedisse a passagem do bebê ou se a mãe estivesse doente, pois poderia matá-los.
 
Transfusão de sangue:
Adotada na Inglaterra ( séc. 17), foi entre um jovem anêmico de 15 anos e uma ovelha. O garoto só sobreviveu pois recebeu pouca quantidade dele, mas o médico Richard Lower, prosseguiu com suas operações, e após várias tentativas fracassadas, ele foi proibido de realizar mais alguma transfusão.
 
by; Victória Bertozi dos Santos

 

 

Quais animais são utilizados na medicina popular?



O pior de tudo é que esses remédios feitos com animais inocentes não tem eficácia comprovada, e seu uso frequente esta causando a extinção de várias espécies. São elas:
 
Estrela-do-mar: é feito um chá com seus pedaços torrados e moídos, para curar gripe, asma e cansaço.
Cavalo-marinho: é feito um chá com pó torrado para gripe, bronquite e asma.
      Boto vermelho: olhos e genitália servem de amuletos, sua banha é extraída e usada para massagens.
      Urso:é extraído por um tubo seu ácido bílis, usado para tratar dores de cabeça, ressaca e pedras nos rins.
      Tigre: seu pênis é usado como afrodisíaco, os ossos teriam o poder de curar malária, convulsões...
      Tartaruga-da-amazônia: sua banha é usada como pomada ou via oral, para dores musculares, garganta e estômago.
      Rinoceronte: Seu chifre e crânio são supostos  afrodisíacos
      Tubarão: Acredita-se que uma sopa de suas barbatanas traga sorte e saúde.
 

Como se formam as unhas? E por que elas crescem?





São células que morrem debaixo da pele do dedo, cresecm rumo às pontas dos dedos, elas ganham queratina e proteínas, deixando-as mais resistentes.As unhas crescem porque a matriz das células usa pouquíssima energia para produzi-las.
Nossas unhas protegem os dedos dos pés e das mãos, exercem a função de sensibilidade nos dedos e antigamente eram usadas como meio de  ataque e defesa.
Alguns cuidados que devemos tomar com elas:
CORTE MALFEITO
O corte malfeito  pode deixar pontas que se afundam na pele, causando feridas conhecidas como unha encravada. Que podem se transformam em infecções por falta de cuidados adequados, sendo resolvidas apenas com cirurgia. Os sapatos apertados também podem encravar as unhas dos pés
BOLOR POPULAR
É um tipo de infecção causado por fungos: a micose. É mais freqüente nos pés que nas mãos, pois os fungos proliferam em lugares úmidos e quentes, ambiente com as características do interior do sapato. Os fungos costumam usar a queratina das unhas como alimento. Por isso, quanto mais cedo a micose for tratada, mais eficaz será a cura
REFLEXO DO CORAÇÃO
A redução do sangue nas extremidades do corpo faz baixar o teor de oxigênio na unha, deixando-a arroxeada, curva e com espessura mais fina. O problema só sara se a circulação normal for reestabelecida
FUNGO PERIGOSO
Essa inflamação na junção da unha com a pele é chamada de panaríceo. Pode ser causado por traumas na matriz da unha, mas geralmente é uma infecção adquirida em salões de beleza através de bactérias ou fungos. Ela costuma desaparecer em alguns dias, mas é bom ver um médico se o problema continuar.
by: Victória Bertozi dos Santos

Quais foram as dez maiores descobertas da medicina?

 
O incrível é que nenhum dos dez cientistas campeões era um gênio, como Einstein. Todos tinham "apenas" muito talento e uma enorme capacidade para investigar aquilo que lhes aguçava a curiosidade.
 

Anatomia moderna:
Em 1543, Andreas Vessalius( 1514-1564), enquanto médicos não se arriscavam a dissecar cadáveres, Andreas fazia em nome da ciência, e hoje graças a ele temos avanços de tratamentos de doenças;
Bactérias:
Em 1675, Antony Van Leeuwenhoek( 1632-1723), ele não era professor nem médico, era um comerciante que tinha o hobby de fabricar e usar microscópios, e foi quando observou a água da chuva, que havia se acumulado em uma tina, que enxergou as bactérias, e assim descobriu uma das causas de doenças e mortes.
Circulação do sangue:
Em 1628, William Harvey( 1578-1647) , para provar o caminho do sangue aos incrédulos, abria um porco vivo durante suas palestras, dedicou sua vida aos estudos do coração, veias e artérias. Seus estudos hoje, geraram avanços no estudo de doenças e técnicas cirúrgicas.
Vacina:
Em 1796, Edward Jenner( 1749-1823), neste período todos lutavam contra a varíola, então ele descobriu que se alguém pegasse varíola bovina ( forma mais branda da doença), não pegaria a varíola humana, chegando assim ao princípio da vacina.
Anestesia:
Em 1842, Crawford Long( 1815-1878), muitas pessoas desmaiavam de dor em algumas cirurgias, foi então que Crawford, em uma de suas cirurgias, fez seu paciente cheira uma toalha embebida em éter, até ficar inconsciente, e então após acordar não se recordava do que havia acontecido, e sem sentir dor. Criando um meio indolor e mais bem-sucedido de cirurgias.
Raio X:
Em 1895, Wilhelm Röntgen, investigou uma estranha luz amarelo-esverdeada emitida por um aparelho em seu laboratório. E quando realizou um teste com sua esposa, descobriu os raios X, que hoje nos ajuda a diagnosticar mais rápido.
Cultura de tecidos:
Em 1906, Ross Harrison descobriu como cultivar células vivas em laboratório, independente de onde vieram. Isso permitiu estudar moléculas e células de organismos vivos e desenvolver vacinas. Criou-se a revolução no estudo das doenças.
Colesterol:
Em 1912, Nikolai Anichkov, testando em coelhos, uma alimentação concentrada em ovos, ele percebeu que, haviam placas que entupiam sua placas nas artérias, e deduziu que se devia ao excesso de colesterol.
Antibióticos:
Em 1929, Alexander Fleming, descobriu a fórmula da penicilina, o primeiro antibiótico do mundo.
DNA:
Em 1953, Maurice Wilkins foi o primeiro a isolar uma molécula de DNA e fotografá-la com raio X, revelando a forma helicoidal.
 

 
 by: victória Bertozi dos Santos

 

 

 

O que é bioterapia?


 
 
 
 
 
 
 
É o uso de organismos vivos em tratamentos médicos, o primeiro registro oficial é a aplicação de larvas em feridas de soldados da 1ª Guerra Mundial (1914).
conheça os principais tratamentos bioterápicos:
Larva de mosca-varejeira
Usada para tratamento de ferimentos e queimaduras. Elas se alimentam do tecido morto (necrosado) e destroem bactérias, preservando o tecido vivo.
 
 Sanguessuga
Usadas em Hematomas de cirurgias plásticas.
 Acreditava-se que as doenças eram causadas por concentração de sangue, que era curado com uma sangria. Como a sanguessuga chupa o sangue sem causar dor, o tratamento se tornou popular.
Abelhas melíferas.
Usadas para tratamento de Reumatismo, artrite, infecções na pele e doenças oftalmológicas.
utiliza o veneno de abelhas, que tem função anti-inflamatória. O líquido é coletado para a produção de pomadas e soluções injetáveis
 
by: victória Bertozi dos Santos
 

 

 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

"Pediatria"




Hoje são raras as pessoas que realmente exercem sua função com prazer e harmonia, e existem profissões importantes, que por motivos financeiros, são deixados de lado.

Uma pesquisa revela que a escassez de pediatras estaria atrelada à baixa remuneração que os profissionais recebem. Alguns deles desistiram da 'exclusividade' da profissão e já dividem a carreira médica com outra especialidade para complementar a renda.A médica Patrícia Costa Pinto relata que sonhava ser pediatra ao concluir o curso, mas diz que se viu obrigada a seguir, em paralelo, outra especialidade, a hematologia. "O médico recebe hoje não é o que recebia há 20 anos. A pediatria não é uma especialidade que tem outros procedimentos; é só a consulta. E viver só com o valor pago de consultas de plano de saúde ficou complicado", disse.


E o que faz esse profissional, para ficar tão ausente no mercado de trabalho?
O pediatra visa em sua profissão fins preventivos, que incluem prevenção de acidentes, imunizações (vacinas), aleitamento materno, ou apenas buscando o acompanhamento da criança e do adolescente através de orientações necessárias ao seu crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura) ou ainda fins curativos, que são procedimentos e tratamentos das diversas patologias que acometem as crianças e adolescentes, utilizando-se do melhor de sua capacidade profissional, habilidades técnicas, conhecimento científico e compromisso ético, objetivando a manutenção ou recuperação da saúde da criança ou do adolescente.

by: Victória Bertozi dos Santos <3