terça-feira, 30 de outubro de 2012

Quais foram as dez maiores descobertas da medicina?

 
O incrível é que nenhum dos dez cientistas campeões era um gênio, como Einstein. Todos tinham "apenas" muito talento e uma enorme capacidade para investigar aquilo que lhes aguçava a curiosidade.
 

Anatomia moderna:
Em 1543, Andreas Vessalius( 1514-1564), enquanto médicos não se arriscavam a dissecar cadáveres, Andreas fazia em nome da ciência, e hoje graças a ele temos avanços de tratamentos de doenças;
Bactérias:
Em 1675, Antony Van Leeuwenhoek( 1632-1723), ele não era professor nem médico, era um comerciante que tinha o hobby de fabricar e usar microscópios, e foi quando observou a água da chuva, que havia se acumulado em uma tina, que enxergou as bactérias, e assim descobriu uma das causas de doenças e mortes.
Circulação do sangue:
Em 1628, William Harvey( 1578-1647) , para provar o caminho do sangue aos incrédulos, abria um porco vivo durante suas palestras, dedicou sua vida aos estudos do coração, veias e artérias. Seus estudos hoje, geraram avanços no estudo de doenças e técnicas cirúrgicas.
Vacina:
Em 1796, Edward Jenner( 1749-1823), neste período todos lutavam contra a varíola, então ele descobriu que se alguém pegasse varíola bovina ( forma mais branda da doença), não pegaria a varíola humana, chegando assim ao princípio da vacina.
Anestesia:
Em 1842, Crawford Long( 1815-1878), muitas pessoas desmaiavam de dor em algumas cirurgias, foi então que Crawford, em uma de suas cirurgias, fez seu paciente cheira uma toalha embebida em éter, até ficar inconsciente, e então após acordar não se recordava do que havia acontecido, e sem sentir dor. Criando um meio indolor e mais bem-sucedido de cirurgias.
Raio X:
Em 1895, Wilhelm Röntgen, investigou uma estranha luz amarelo-esverdeada emitida por um aparelho em seu laboratório. E quando realizou um teste com sua esposa, descobriu os raios X, que hoje nos ajuda a diagnosticar mais rápido.
Cultura de tecidos:
Em 1906, Ross Harrison descobriu como cultivar células vivas em laboratório, independente de onde vieram. Isso permitiu estudar moléculas e células de organismos vivos e desenvolver vacinas. Criou-se a revolução no estudo das doenças.
Colesterol:
Em 1912, Nikolai Anichkov, testando em coelhos, uma alimentação concentrada em ovos, ele percebeu que, haviam placas que entupiam sua placas nas artérias, e deduziu que se devia ao excesso de colesterol.
Antibióticos:
Em 1929, Alexander Fleming, descobriu a fórmula da penicilina, o primeiro antibiótico do mundo.
DNA:
Em 1953, Maurice Wilkins foi o primeiro a isolar uma molécula de DNA e fotografá-la com raio X, revelando a forma helicoidal.
 

 
 by: victória Bertozi dos Santos

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário